Gestão de conteúdo em redes sociais, pra quê?

set 8, 2014 | Marketing Digital

Cuidar do conteúdo de uma empresa nas redes sociais é uma tarefa que exige conhecimento, atenção, criatividade e responsabilidade.

Você pode estar se perguntando, tá mas o meu sobrinho passa a tarde toda no Facebook e poderia fazer isso por mim. Tudo bem, ele pode. Mas é importante você ponderar que seu sobrinho tenha um pouco de conhecimento em Marketing, que além de ser engraçadinho ele tenha coerência e cultura de redação, saiba usar o Photoshop ou outro editor de imagens de qualidade e, principalmente, tenha discernimento em não sair por aí, publicando qualquer coisa que comprometa sua marca nem mesmo uma imagem que viole os direitos autorais de terceiros.

Embora o resultado final, muitas vezes possa ser “divertido”, gestão de conteúdo em redes sociais é coisa séria! Envolve metas e objetivos, planejamento, criação, redação, testes, execução, planejamento (sim, eu repeti), tecnologia e organização.

É importante que o planejamento entenda o suficiente da sua empresa para que a execução seja coerente com seu objetivo. O conteúdo (tanto texto como imagens) é quem garantirá o resultado do planejamento. E o monitoramento deve estar apto a resolver crises e ter a resposta exata no momento certo. Coletar métricas e tomar frente com elas é o próximo passo para tornar a gestão precisa e prover resultados.